EXPOSIÇÕES

Deixe-me Ser Eu Mesmo.

A História da Vida de Anne Frank

Esta exposição tem por objetivo mostrar a ligação entre passado e o presente, induzindo a reflexões e a questionamentos sobre as diferenças, a busca pela própria identidade e estimular a capacidade de reflexão do indivíduo.

Está dividida em 02 partes:

Parte histórica aborda a vida e obra (diário) de Anne Frank, Segunda Guerra Mundial e Holocausto;

Parte contemporânea conta a história de seis jovens nos dias de hoje, mostrando como eles lidam com o preconceito, a discriminação e a exclusão em seu dia a dia.

Público Alvo: jovens de 12 até 18 anos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Locais: Escolas e Espaços Expositivos.

Formato da Exposição:

São 34 painéis (25 da parte histórica e 09 da parte contemporânea), medindo cada um 90 x 1,95 cm, no formato de banners, acompanhados de três vídeos: Anne em Merwedeplein, Identidade e Diversidade.

Necessita de treinamento para os monitores, com carga horária de 16 horas, realizado por treinadores capacitados e acompanha material didático desenvolvido pela Casa Anne Frank, para os guias.

 

Lendo e Escrevendo com Anne Frank

Desenvolvida para crianças entre 07 à 15 anos, focada na Anne Frank escritora. Aborda a vida, a família e o contexto histórico de Anne para que temas como a discriminação e o preconceito sejam discutidos.

Faz parte desta mostra a indicação criteriosa de livros de literatura infanto-juvenil para os trabalhos em sala de aula. Proporciona o estímulo à leitura e a redação e, por meio destas ações, amplia a percepção de cada jovem envolvido da sua capacidade de criação.

Público Alvo: jovens de 07 até 15 anos de Ensino Fundamental I.

Locais: escolas, bibliotecas e espaços expositivos.

Formato da Exposição:

A exposição ocupa 10m2, porém, considerando o fluxo de pessoas aconselhamos um espaço de 25 m2.

São 08 painéis: 04 painéis no formato de 2,20 X 2,90 m (frente e verso); 2 painéis no formato 2,20 X 2,70 m (frente e verso); 2 painéis no formato 2,20 X 2,00 m (frente e verso).

Necessita da formação de um instrutor para coordenar o trabalho didático da exposição, com carga horária de 2 horas, realizado por treinadores capacitados e acompanha material didático interativo desenvolvido pela Casa Anne Frank, para os visitantes.

Brasil e Holanda - Paz e Justiça

A exposição trabalha questões sobre direitos humanos, paz e justiça. Seus conteúdos históricos abordam: a vida de Anne Frank, a Segunda Guerra Mundial, a história de João Maurício de Nassau, sua influência no Brasil no século 17 e a história da cidade de Haia (Holanda), sede do Tribunal de Justiça Internacional.

Foi desenvolvida para inspirar a prática da corresponsabilidade, estimular a capacidade de reflexão do indivíduo, do desenvolvimento do pensamento crítico e do respeito à diversidade de opiniões.

Público Alvo: jovens e público em geral

Locais: Centros Culturais, Museus e Shoppings

Formato da Exposição:

São 20 Painéis de 2,90 x 2,20m, no formato linha do tempo, acompanhados de dois vídeos: A curta vida de Anne Frank e Haia, que podem ser exibidos no local da exposição.

Necessita de treinamento para os monitores, com carga horária de 24 horas, realizado por treinadores capacitados e acompanha material didático desenvolvido pela Casa Anne Frank, para os guias.

Aprendendo com Anne Frank
Histórias que ensinam valores

Esta ação aborda fatos importantes sobre a vida de Anne Frank, as pessoas que a ajudaram e o Anexo Secreto. Mais que uma exposição, trata-se de uma ação educativa que visa conscientizar, de forma coletiva, a responsabilidade de cada indivíduo para a construção de um mundo de paz. Estimula a construção de valores de convivência, como a diversidade e o respeito mútuo.

Público Alvo: jovens do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, técnico e superior e público em geral.

Locais: escolas e espaços menores de exposição.

Formato da Exposição:

Área ideal: 25m2. Possui um painel duplo (vertical) de 2,00 x 2,20m, cada e um painel (horizontal) de 2,20 x 2,00m; expositores adicionais: uma caixa de acrílico com o Anexo Secreto: 40 x 40 x 40cm; uma caixa de acrílico com réplica do Diário de Anne Frank: 47 cm largura x 33,5 cm altura x 24 cm profundidade; uma caixa de acrílico com réplica de documentos referente ao tema do Holocausto: 32 cm largura x 16,30 cm altura x 25 cm profundidade. Acompanha o vídeo “A curta vida de Anne Frank” e uma aula digital.

Necessita de formação para os professores para orientar seus alunos na aula digital desenvolvida pela Casa Anne Frank.

FREE 2 CHOOSE

Free 2 Choose - Ciclos de Diálogos

Programa educativo que conta com a exibição de vídeos interativos de curta duração, com legendas em português, sobre conflitos ligados aos direitos humanos. Seu objetivo é encorajar as pessoas a pensar sobre a importância crucial dos direitos humanos. Promove a capacidade da formação da própria opinião, por meio de várias fontes e desenvolve o respeito pela opinião alheia.

Formato do Programa:

Área: auditório com capacidade para cerca de, aproximadamente, 45 pessoas;

Duração do Programa: 01 dia. Carga horária: 01 hora.

Necessita a formação de moderadores, com carga horária de 02 horas, para coordenar o ciclo de diálogos realizado por treinador capacitado e acompanha manual desenvolvido pela Casa Anne Frank.

Free 2 Choose - Create

Trata-se de oficina pedagógica complementar ao Free2Choose - Ciclo de Diálogos, dirigido para o público jovem, que irá trabalhar ativamente o tema de direitos humanos. Por meio de oficinas de vídeo, eles aprendem, na prática, os fundamentos dos direitos humanos e a discutir os dilemas que surgem quando dois ou mais desses direitos entram em conflito. Possibilita introduzir e estimula debates na comunidade sobre temas atuais sobre essas temáticas. Fornece aos jovens a oportunidade de traduzir e identificar dilemas de direitos humanos que ao final contará com a produção de um vídeo educativo.

Formato do Programa:

Área: Sala, com acesso à internet, para um grupo de aproximadamente de 12 pessoas, entre staff e participantes. Recomendado um grupo de até 06 participantes.

A oficina tem carga horária de 24 horas, realizada por treinador capacitado e acompanha material didático desenvolvido pela Casa Anne Frank.

OFICINAS E TREINAMENTOS

Os treinamentos normalmente são parte integrante tanto das exposições quanto dos ciclos de diálogos. Mas, também podem ser realizados de forma independente.

Para os educadores

  • Palestras

Palestras de sensibilização e formação para inclusão de conteúdos relacionados com a história de vida de Anne Frank na sala de aula.

Para os Jovens

  • Monitoria

A monitoria das exposições possibilita que os jovens conheçam a história de Anne Frank e seu contexto, e apresentam este conteúdo a seus pares.

  • Free2Choose

Formação de facilitadores dos Ciclos de Diálogos "Free2Choose".

  • Free2Choose Create

Formação para produção de vídeos "Free2Choose".

  • Formação Toolkit

Formação continuada, que permite a promoção de atividades Anne Frank em locais escolhidos pelos próprios jovens.

  • Oficina Vida com Propósito

Formação continuada dos jovens, durante qual fazem uma profunda conexão entre seu próprio propósito de vida e as melhorias que querem para sua comunidade.

GAME FAIR PLAY

Este é um jogo educativo sobre discriminação e futebol para computador. Nele o participante age, de forma interativa, com uma equipe (virtual) de futebol de rua, em um treino de futebol no Rio de Janeiro. No decorrer do jogo, o participante deve escolher um capitão e tomar decisões frente a situações difíceis que envolvem discriminação e preconceito.

Há uma tensão entre o grupo e o jogador participante tem que optar por uma postura e uma tomada ou não de decisão, aprendendo assim as consequências de suas decisões e como elas influem no grupo. Conscientiza os jovens sobre os papéis de agressor, ajudante e espectador, na sociedade e estimula os mesmos a avaliarem as consequências negativas da exclusão e positivas da integração.

Formato do Game:

Pode ser aplicado em qualquer lugar com computador e internet.

Público: jovens de 15 a 18 anos.

Necessita de treinador capacitado pela Casa Anne Frank para instruir os participantes sobre as regras e objetivos do game, carga horária de 1 hora.

O game tem a duração de 12 minutos.

APRESENTAÇÕES DE TEATRO

Refúgio de Anne

“O REFÚGIO DE ANNE”, espetáculo solo interpretado pela atriz Giselle Marques e inspirado no livro “O DIÁRIO DE ANNE FRANK”, se passa no último dia de confinamento da família Frank, antes de serem descobertos pelos nazistas. De forma singular, o espetáculo mostra que o grito silencioso e solitário de Anne Frank continua ecoando na discriminação, na violência, no racismo, na intolerância e no preconceito, tão presentes ainda nos dias atuais.

Público: jovens e publico em geral.

Local: escolas, bibliotecas e teatro.

Versão em 25 e 45 minutos.

Histórias do Anexo

Público: crianças a partir de 04 anos

Local: escolas de Ensino Fundamental 1

Ação complementar da Exposição Lendo e Escrevendo com Anne Frank

PALESTRAS

Holocausto e as reflexões do tempo presente

A palestra aborda a importância do estudo do holocausto como evento emblemático da desumanidade e da crueldade que foram possíveis durante o século XX, realiza uma dinâmica juntamente com a platéia sobre termos ligados ao tema, apresenta o desenrolar dos acontecimentos partindo do final da Primeira Guerra Mundial até o final da Segunda Guerra Mundial, realizada uma atividade, com a leitura pela própria platéia, das Leis Anti Judaicas na Alemanha Nazista e para fechar é apresentado o filme sobre os Direitos Humanos. .

Público: alunos fundamental II, médio e público em geral.

Local: escolas, bibliotecas e teatro.

Ministrante: Historiadora Lucia Chermont

PARCEIROS

INSTITUTO PLATAFORMA BRASIL

Cadastro para Newsletter

Navegação

Anne Frank

Ações Sócio Educativas

Cruyff Court

Diálogos Interculturais

Apoie

Transparência

Contato

Todos os direitos reservados. Instituto Plataforma Brasil. 2018