O que ruínas de fortalezas no litoral do Brasil, fábricas do séc. 19 na Indonésia ainda em funcionamento, plantações de beterrabas holandesas e o rum de Paramaribo, no Suriname, podem ter em comum?
Seis fotógrafos
Seis olhares
Seis experiências
Quatro países
E um convite.
Ontem | Hoje | Amanhã
Holanda, Brasil, Suriname e Indonésia são países historicamente interligados pelo Açúcar. O produto que, antes do petróleo, foi o mais valioso e comercializado em todo o mundo. Uma força motora que, ao longo de quatro séculos de globalização, promove uma conexão entre o passado, o presente e o futuro desses quatro países.
A Exposição internacional Açúcar: Um Doce Meio Amargo busca sensibilizar o público sobre as histórias importantes em torno do açúcar. Trabalhos fotográficos, pesquisas e ensaios com foco em temas como: mão de obra internacional, migração, política comercial, questões ambientais, produção e consumo global de açúcar, futuro dos biocombustíveis, patrimônio material e imaterial da época colonial.
Em todas as edições da exposição, realizadas internacionalmente, os parceiros de cada país são convidados e estimulados a compartilhar suas (diferentes) perspectivas sobre esta história complexa e compartilhada entre Holanda, Brasil, Indonésia e Suriname. Há um convite para buscarem, por meio desse olhar múltiplo, uma reflexão sobre a sua experiência e também a incorporar essa história global, em seus respectivos contextos regionais.
Seis fotógrafos prestigiados recebem o convite da Fundação Noordelitch de investigar partes dessa história e retratá-la por suas poderosas lentes.
Açúcar: Um Doce Meio Amargo é uma fonte rica para investigar, refletir e compreender o processo de 400 anos de globalização e, com isso, a economia global em que vivemos hoje. Através da herança histórica do açúcar, o trabalho desenvolvido nesta exposição traz à tona temas de importância cultural, histórica, econômica e ambiental para serem discutidos e explorados e abrir
espaço para novas perspectivas de
desenvolvimento.
Alejandro Chaskielberg
Argentina
Ed Kashi
Estados Unidos
Francesco Zizola
Itália
James Whitlow Delano
Estados Unidos
Tomasz Tomaszewski
Polônia
Carl De Keyzer
Bélgica