Programa Educativo Anne Frank

Apoiado no tripé Recordar/Refletir/Reagir como princípio pedagógico, o Programa Educativo Anne Frank é um conjunto de ações educativas planejadas para acontecer gradualmente criando processos de mudança de consciência.

O legado de Anne Frank sensibiliza e chama para a ação e é um caminho efetivo rumo ao despertar para a urgente necessidade de mudança de postura de todos.

O programa educativo inicia abordando a necessidade do respeito profundo pela identidade de cada indivíduo e pela valorização da diversidade. Dessa forma, colabora para o desenvolvimento de comunidades integradas que co-criam e se co-responsabilizam por projetos geradores de aprendizados mútuos, que se espalham e promovem um processo de transformação sistêmico (– do ego ao eco)

As atividades oferecidas pelo programa vão desde aulas temáticas à experimentação de realidade virtual , passando por oficinas, ciclos de diálogos e exposições que, além de proporcionarem uma experiência cultural, abordam temas como os perigos advindos do preconceito e da discriminação, a importância da liberdade e igualdade de direitos, celebração de diferenças, diversidade, democracia e cultura de paz. Tudo isso baseado na história de Anne Frank e no contexto histórico em que ela viveu – durante a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto.

Conheça mais

Exposição Anne Frank - uma história para hoje no CEU Caminho do Mar em 2009.

Exposições

Desde 2006, IPB é representante exclusivo da Anne Frank House no Brasil. Vejam nos vídeos alguns momentos marcantes do início dessa história!

Jornal da Gazeta - Exposição sobre Anne Frank, garota vítima do Nazismo, em 2010.

Contatos Anne Frank Hubs

Cabreúva - SP:
projetos@ipbrasil.org
(11) 4528-4400

Belo Horizonte - MG:
nucleoafbh@gmail.com
(31) 99317-5807

Teresina - PI:
annefrankpresente@gmail.com
(86) 99411-9879

Centro Anne Frank Educação

Conheça o Centro Anne Frank Educação e os nossos materiais educativos no link abaixo:

Clique aqui

Aprendendo com Anne Frank: Histórias que inspiram valores

Livro elaborado pela Faculdade da Educação da Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG, validando as atividades Anne Frank realizadas no Brasil.

Clique aqui para baixar

“Como é maravilhoso que ninguém precise esperar um minuto sequer antes de começar a melhorar o mundo.”